19 de abr. de 2010

Ótima oportunidade para aprendar mais sobre o meio ambiente

Vem aí o vestibular para o Curso de Nível Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, modalidade à distância, dentre outros cursos, promovido pelo IFPE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Veja no link mais informações: http://cvest.ifpe.edu.br/.
As inscrições vão de 26/04 a 06/05 e a prova será no dia 30/05/2010. Estão sendo ofertadas 25 vagas e as aulas acontecem no Colégio Anfrísia Santiago no bairro da Nova Dias d'Ávila.

A cidade apresenta uma inércia ambiental consequente da falta de conhecimento sobre os efeitos da poluição. A participação da sociedade nas ações de preservação do meio ambiente em Dias d'Ávila  ainda é muito tímida e acreditamos que na medida que o conhecimento nessa área é adquirido, o cidadão passa a ter uma atitude mais proativa em relação ao meio em que está inserido.

Quatro voluntários do Verdecicla são estudantes desse curso e contarão com o apoio necessário para vivenciar, na prática, a preservação ambiental.

Vamos estudar o meio ambiente galera.....por um presente e futuro mais saudáveis.


15 de abr. de 2010

As baronesas mostram sua cara

É só chover fora do normal que é possível ver o lago da nova tomado de baronesas, ao ponto de obstruir a passagem da água na ponte. Com medo de alagamentos, a população entrou em ação para retirar o excesso dessa planta. Mas o que poucos ali sabiam é que essa é uma planta que atua como um bioindicador, ou seja, indica que há excessos de carga orgânica  sendo lançados no lago. E pela quantidade delas ali presente....sem comentários.



Cenas como essa deveriam nos levar a reflexão de como somos inertes aos acontecimentos debaixo do nosso nariz e nada fazemos. Durante uma visita ao local  ouvi muita gente reclamando da Prefeitura. Tudo bem que ela não anda fazendo muito bem o seu papel para preservar o meio ambiente, mas cá covenhamos, e nós???? Muitos ali sabiam que a água daquele lago já não é mais a mesma porque recebe o esgoto que vem do rio do toco. E porque não fazem nada? porque não denunciam? porque não fazem manifestos para que algo seja feito? ou será que as pessoas acham que a água que está sendo poluída tem direito a voz nas conferências???


Vamos ver se no próximo inverno essa novela vai continuar...nada é feito durante o ano inteiro...côcô e mais côcô lançado no lago e quando o bicho pega, o povo tem voz! Temos que ter voz ativa antes que o problema aconteça. Uma sociedade organizada pode sim fazer valer seus direitos.



Por: Ana Botelho
Fotos: 15/04/2010


6 de abr. de 2010

Voluntários do Verdecicla participam do Seminário de Restauração Ecológica Comunitária



Acontece nos dias 06 e 07 de abril, na Cidade do Saber em Camaçari, o I Seminário de Restauração Ecológica Comunitária.  O objetivo é sensibilizar e capacitar a comunidade para a restauração ecológica do Anel Florestal de Camaçari e Dias D´Ávila, onde os participantes aprenderão a produzir e plantar mudas de árvores nativas plantadas há três anos pelo INCEC - Instituto do Corredor Ecológico Costa dos Coqueiros, através do Programa Fábrica de Florestas. Este evento é uma Iniciativa do INCECC, com o apoio do Cofic- Comitê de Fomento Industrial de Camaçari, Prefeitura de Camaçari, e BSC- Bahia Speciality Cellulose.

Nessa primeira edição conta com 40 participantes  e estão previstas a realização de mais três turmas esse ano. A maioria dos participantes são moradores de Camaçari e Dias D´Ávila, integrantes do Conselho Comunitário Consultivo do Pólo, do NUDEC - Núcleo de Defesa Comunitária e de empresa do Complexo Industrial.

A ong Ambiental Verdecicla está sendo representada pelos voluntários e estudantes do curso de graduação em Gestão Ambiental do Cefet - Pólo Dias d'Ávila: Priscila Moraes e Peterson Guimarães, além do nosso Vice - Presidente Marco Antonio Nogueira que está presente, dessa vez,  representando o Conselho Comunitário .

Essa é uma iniciativa muito importante para o nosso município que já apresenta cenários de desmatamento em diversos locais. O desenvolvimento urbano vem substituindo a área verdade da cidade.  Plantar árvores é fundamental para o equilíbrio ecológico, além de contribuir para diminuição do aquecimento global.

Vamos estudar a melhor forma de multiplicar esse conhecimento adquirido para a nossa sociedade. Se você tem alguma sugestão, deixe aqui como comentário.


Você faz coleta seletiva em casa?