26 de mar. de 2010

Caminhão derrama óleo em rio e mata mais de 10 toneladas de peixe

Técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) já constataram a morte de mais de 10 mil toneladas de peixe após um caminhão carregado de óleo virar na BR-324 no início da tarde de terça-feira (23). O acidente aconteceu próximo à cidade de Riachão do Jacuípe, a 183 quilômetros de Salvador.


O óleo caiu num riacho, próximo ao riacho do Camisão, um dos principais afluentes do rio Jauípe. São mais de treze mil litros de óleo derramado. Outros animais, como frangos e porcos, que beberam a água contaminada também morreram.

O principal risco é que a chuva, que ameça cair sobre a região, transporte a água contaminada até o rio Jacuípe. A empresa responsável pelo caminhão, a Nacional Asfalto, enviou uma equipe nesta manhã para fazer a retirada dos animais mortos do riacho e fazer a limpeza do solo atingido. Segundo um técnico do IMA, a limpeza deve durar entre 5 a 8 dias.

No último fim de semana, a população de Buraquinho, em Lauro de Freitas, se surpreendeu ao encontrar uma grande quantidade de peixes e crustáceos mortos na foz do Rio Joanes. A cor do rio estava escura e a água, malcheirosa, de acordo com o Departamento de Gestão Ambiental da Prefeitura Municipal, o que poderia ter sido causado ou por descarte clandestino de material sanitário no rio ou por herança da poluição do Rio Ipitanga, que se encontra com o Joanes em São Francisco do Conde.

Fonte: A Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você faz coleta seletiva em casa?