18 de jan. de 2010

Como praticar a coleta seletiva em casa?



Destinar corretamente os resíduos é uma obrigação de todo cidadão. E a nossa responsabilidade não acaba quando colocamos os sacos de lixo na porta de casa para coleta pela Prefeitura. É justamente aí que começa o problema na maioria das vezes. Em cidades que ainda não possuem um sistema de coleta seletiva e/ou cooperativas de catadores, como por exemplo o município de Dias dÁvila, a iniciativa fica por conta do morador mesmo e que muitas vezes se sente desmotivado.

O que fazer então?

Mesmo que não existam cooperativas de catadores e tão pouco um sistema de coleta seletiva desenvolvido pela prefeitura, é possível sim destinar seus recicláveis de forma correta.

Como assim?

Na verdade é que num país como Brasil, onde o índice de pobreza e desemprego é alto, muitas pessoas sobrevivem exclusivamente da catação de resíduos. Não é muito difícil ver essas pessoas atuando em nossas ruas a qualquer hora do dia.

Catadores cadastrados no Projeto Amigo Catador da ong Verdecicla em 2006.

Mas, vamos lá, mãos na massa! ops, quer dizer mãos nos recicláveis....

O primeiro passo é tentar identificar qual catador que sempre passa na sua rua e acerte com ele o dia e horário que você colocará os recicláveis à disposição. Depois de combinar com o catador, converse com a família a respeito para que todos participem também, afinal todos geram resíduos e não só você.


1) Separe um balde grande ou um saco grande para armazenar os recicláveis;


2) A forma mais fácil de praticar a coleta seletiva em casa é separar os resíduos secos dos molhados. Não se preocupe em separar por cores, pois os catadores sempre fazem uma seleção antes da comercialização.

3) Oriente às pessoas na sua casa que são responsáveis em preparar a alimentação para passar uma água nas vasilhas que contenham alimentos antes de descartá-las. Assim, você evita mau cheiro e proliferação de insetos enquanto o material é armazenado à espera do catador.

4) Embale com jornal cacos de vidro e outros recicláveis que possam causar acidentes aos catadores durante o manuseio.

5) Deixe no local combinado com o catador. Caso ele não passe, os recicláveis serão levados pela Prefeitura durante a coleta normal e apenas alguns itens serão reaproveitados pelos garis (latinhas de alumínio por exemplo). Mas não desanime e não desista pois o hábito já criado em sua família é um passo muito importante para um planeta mais sustentável.

6) Pronto. viu como é simples? pois é, mais difícil é mudar os nossos hábitos e pensarmos mais no planeta e nas pessoas.

A Cooperativa mais próxima de Dias d'Ávila é a COOPMARC em Camaçari ( 3627-3793 / 3622-4019) e é uma ótima opção de destinação dos recicláveis caso não consiga encontrar um catador.

Existem alguns sucateiros na cidade, mas atenção: é bom verificar a forma como eles gerenciam os resíduos que recebem. É sempre bom verificar o que eles fazem com aqueles que não são recicláveis (se queimam ou jogam em terrenos baldios e córregos). Fique de olho também na forma como eles se relacionam com os catadores e também se comercializam com crianças.

No próximo post vamos falar sobre o que pode ser reciclável....até lá!

Boa reciclagem!

Ana Botelho

2 comentários:

  1. Parabéns ao instituto Verdecicla pela iniciativa, essa informações são muito uteis para toda a população!

    ResponderExcluir
  2. Fabiola Ribeiro20 janeiro, 2010

    É muuuuito fácil a prática da coleta seletiva em casa, e flui muito bem principalmente porque as pessoas não precisam saber muito sobre tipos de materias, é apenas reciclável e não reciclável.O entrave é a destinção final. Aqui na nova (por exemplo) é muito difícil estabelecer uma rotina com o catador e ultimamente tenho visto várias pessoas (mulheres e crianças) com carrinhos fazendo essa catação.
    Mas que é fácil é . VALE TENTAR!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Você faz coleta seletiva em casa?