12 de jan. de 2010

Situação do Lago da Nova Dias d'Ávila

Antes utilizado por banhistas como momentos de lazer e pelos pescadores como fonte de sobrevivência, a situação atual desse lago, localizado na via de acesso ao bairro da Nova Dias dÁvila, merece atenção de todos. A água aparenta excesso de matéria orgânica proveniente do lançamento de esgoto sem tratamento prévio. Já não se vê mais pessoas e pescadores no local e a mata ciliar está sendo substituída por moradias irregulares. Em alguns locais o cheiro forte de esgoto já pode ser sentido.

Cenas como essa já são do passado, pois já não se vê mais pessoas desfrutando do prazer de tomar banho nos rios. Foto tirada em 2006.


Se ele fizer isso hoje (pular da ponte) vai se deparar um plantas aquáticas que são bioindicadoras de excesso de matéria orgânica na água.




Muitas queimadas em suas margens e retirada clandestina de areia.

Além disso, de tempos em tempos, quase toda água do lago é retirada para abastecer Salvador, colocando em risco a vida aquática.

Os pescadores aproveitam os peixes que estão à deriva.

Diante desse cenário preocupante, o que podemos fazer? Deixe aqui seu comentário, sugestões, críticas, soluções.

4 comentários:

  1. ANDRÉ ROSAS12 janeiro, 2010

    COMO SEMPRE COM ATITUDES E TOPICOS COM FUNDAMENTO E VERIDICOS!
    PARABÉNS VERDECICLA!

    ANDRÉ ROSAS

    ResponderExcluir
  2. A comunidade como maior prejudicada deve manifestar sua indignação e revolta contra essa e outras situações que estamos presenciando diariamente contra o ambiente em que vivemos usando todos os meios legais de protesto porque o clamor popular tem a força para quebrar a imobilidada que tem a responsabilidade de garantir o cumprimento da
    lei ambiental. A comunidade não pode fechar os olhos fazendo de conta que nada está acontecendo para isso existem as insttuições que devem ser cobradas por suas obrigações e a conscientização daqueles que não acordaram de um passado de acomodação e descaso.

    ResponderExcluir
  3. A contaminação da água pelos esgotos urbanos resultam em dois problemas sérios: a contaminação por bactérias patogênicas e a contaminação por substâncias orgânicas degradáveis por bactérias. UM LITRO DE ESGOTO PODE CONTER ATÉ 20 BILHÕES DE BACTÉRIAS, muitas delas patogênicas, podendo ser ingeridas pelo homem, como absorvida pela pele. O ambiente favorável a proliferação destas bactérias é o corpo humano.

    ResponderExcluir
  4. PAULA SANTANA27 maio, 2010

    Moro nesta cidade e lembro como hoje que por varias vezer tomei banho neste rio,essa fotos sao reliqueas pois hoje o vimos e so plantas indicadoras de material organicos e casas que invadiram todo espaco.A situacao e alarmante,a cidade nao tem uma secretaria de MEIO AMBIENTE e os estudantes que estao fazendo o curso semi-presencial os futuros GESTORES encontram tanta dificuldade ate para ter informacao tanto das impresas(polidoras)quanto da propia prefeitura.
    A ONDE NOSSA CIDADE IRA PARA OU MELHOR ACABAR!

    ResponderExcluir

Você faz coleta seletiva em casa?